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Assinaturas

4 formas de aumentar a taxa de renovação no clube de assinatura

Mariana Varela 6 min de leitura 15 de outubro de 2020
Taxa de renovação no clube de assinatura

O custo de aquisição de um novo cliente pode ser alto em qualquer mercado, por isso a manutenção da saúde financeira de um negócio de pagamento de recorrência está associada à retenção dos usuários. Para tal, é necessário compreender as estratégias que podem garantir uma boa taxa de renovação no clube de assinatura.

É importante destacar que o investimento nessas ações para a retenção de clientes pode garantir a estabilidade do negócio, a previsão de receita e a fidelização dos clientes. Portanto, as vantagens são inúmeras.

Para saber quais são as 5 maneiras de aumentar a taxa de renovação do seu clube de assinaturas, continue lendo este artigo.

O que é a taxa de renovação no clube de assinatura?

Antes de saber como aumentar sua taxa de renovação, é essencial conhecer como essa taxa é medida com os dados do seu software.

Então, para calcular sua taxa de renovação é necessário ter em mãos a quantidade de contratos renovados e de contratos planejados para renovação. Assim, teremos a seguinte divisão:

  • Taxa de renovação por contratos = nº de contratos renovados/ nº total de contratos planejados para renovação.

Todavia, se preferir fazer o cálculo com referência de valores, a fórmula é a seguinte:

  • Taxa de renovação por $$ = valor total de contratos renovados/ valor total de renovações previstas para o período.

Como saber se a taxa de renovação do clube de assinatura é boa?

 

A compreensão de que a taxa de renovação é boa ou ruim vai depender do serviço oferecido e também do mercado em que está inserido. Além disso, é importante que seja feita uma análise dos concorrentes e da situação da economia como um todo.

Ainda assim, podemos considerar que uma taxa de renovação ideal é aquela em torno de 80%, um valor médio alcançado pelas empresas de serviço.

Porém, apesar de ter esse valor como uma base, é sempre importante estar em busca de estratégias que possam garantir mais fidelidade por parte dos seus clientes.

O que fazer para aumentar a taxa de renovação no clube de assinatura?

Algumas estratégias podem ser seguidas para que o cliente tenha interesse em continuar consumindo seu serviço. Nesse sentido, é importante continuar dando motivos para cativar seu público e consequentemente aumentar a retenção. Assim, separamos 4 ações que podem ser tomadas no seu clube de assinaturas, confira a seguir.

Ofertas direcionadas

Para ter um bom relacionamento com seu público é essencial conhecê-lo. A partir daí, o conhecimento sobre as necessidades, dores e anseios do cliente pode ser usado para que as melhores soluções sejam direcionadas a eles.

As ofertas voltadas para o que o assinante precisa podem garantir sua fidelidade ao plano. Nesse sentido, alguns clientes tem o interesse na renovação por algum upgrade na assinatura, já outros podem preferir um suporte mais personalizado. Por isso, sabendo o que é de maior relevância para seu cliente, você poderá ser mais objetivo na oferta.

Descontos especiais

O planejamento para o momento da renovação pode e deve ser feito com antecedência. Dessa maneira, será possível uma definição de descontos especiais que poderão cativar seu assinante.

Uma estratégia que pode ser seguida com os descontos é associar o tempo de contratação ao abatimento. Então funcionaria da seguinte forma:

  • 9 meses de contratação: 15% de desconto;
  • 6 meses de contratação: 10% de desconto;
  • 3 meses de contratação: 5% de desconto.

Ademais, outra forma atrativa de oferecer desconto para o usuário é com gatilhos para os dias anteriores e posteriores ao fim do contrato. Veja os exemplos abaixo:

  • 10 dias antes do fim do contrato: 10% de desconto mais o upgrade de assinatura.
  • 10 dias após o fim do contrato: 15% de desconto na renovação da assinatura.

Promotores da marca

Os promotores da marca são aqueles clientes que estão muito satisfeitos e tem um alto engajamento, promovendo organicamente seu serviço. É fundamental identificar quem são esses clientes e quais são os benefícios que eles destacam como diferencial no seu clube de assinaturas.

A partir daí, sua marca pode promover e salientar essas características para o público geral e usuários pouco ativos. Além disso, é possível escolher um embaixador para o negócio dentre os promotores que mais se destacam. Isso porque o público se identifica com alguém que tem as mesmas dores que ele.

Por fim, faça uma análise dentre os promotores da marca identificando aqueles que têm grande influência em canais digitais. Assim poderá criar uma estratégia nesses canais em parceira com alguém que já mostra interesse e satisfação com seu serviço.

Tudo isso poderá engajar os demais clientes para garantir a renovação da assinatura de quem já consome seu serviço.

Parcerias

As parcerias com outras marcas que ofereçam soluções de interesse dos seus clientes podem também aumentar a taxa de renovação do seu clube de assinaturas. Isso porque essa troca de descontos e vantagens é favorável para todos os envolvidos.

Essa é uma forma de aumentar o valor agregado do seu serviço e, sempre que o cliente pensar em cancelar a assinatura, irá lembrar dos benefícios que estará abrindo mão.

Por fim, sempre monitore com frequência sua taxa de renovação para que as melhorias sejam implementadas a tempo de resolver o temido churn. Afinal, o planejamento é sempre a melhor tática.

***

Neste artigo você entendeu o que é a taxa de renovação no clube de assinaturas, a importância dela e estratégias para aumentá-la. Colocando em prática essas dicas, seu negócio irá se destacar no mercado e se manterá em crescimento.

Se tem interesse em conteúdos como esse, continua com a gente nas nossas redes. Até o próximo artigo!

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