Fale agora com um dos nossos especialistas

Tecnologia

O que é e como escolher o melhor sistema de cobrança recorrente

Robox 5 min de leitura 20 de outubro de 2020
sistema de cobrança recorrente

O sistema de cobrança recorrente é no meio digital uma forma de proporcionar  mais saúde financeira e escalabilidade ao negócio. Essa é uma modalidade conhecida também por outros termos como assinatura recorrente, venda recorrente ou compra recorrente.

Mas, para aproveitar os benefícios da cobrança recorrente no seu negócio, é necessário entender melhor o conceito e o que precisa considerar na hora de tomar a decisão por uma ou outra alternativa.

Então, se deseja fidelizar os clientes e ter mais controle sobre sua receita, continue lendo este artigo.

O que é o sistema de cobrança recorrente?

Antes de tudo é preciso entender o que é a cobrança recorrente. Assim, podemos definir essa modalidade de cobrança como qualquer pagamento feito de forma automática e regular de um plano, mensalidade ou de um clube de assinatura.

Na prática, o cliente autoriza a primeira cobrança e os débitos subsequentes vão sendo feitos dentro da periodicidade e valor combinados – mas em caso de ajustes, o cliente é informado com antecedência.

A cobrança recorrente é feita, na maioria dos casos, através do cartão de crédito, porém é possível fazê-la também através do débito ou boleto bancário.

Como a cobrança recorrente pode otimizar a rotina do negócio?

A adoção de um sistema de cobrança recorrente pode ser vantajoso em alguns aspectos, vamos citar alguns deles.

Lembretes automáticos para os usuários

Um dos benefícios da cobrança recorrente é a redução na inadimplência. Nesse sentido, a automatização de todo o processo de pagamento e cobrança, com o envio de boletos online ou cobrança automática no cartão de crédito, reduz o esquecimento sobre os pagamentos.

Com isso, a empresa pode economizar tempo com as cobranças antes feitas manualmente e voltar a atenção para outras tarefas. Bem como o cliente não precisará se preocupar em lembrar do pagamento da conta.

Facilidade na mensuração

Um bom sistema de cobrança recorrente oferece relatórios inteligentes que permitem o acompanhamento da saúde financeira do seu negócio.

A partir desses relatórios é possível identificar clientes novos, clientes que cancelam, o tempo que um usuário ficou com sua empresa e outras métricas importantes como a MRR – Receita Mensal Recorrente.

Economia na mão de obra

Enquanto a automação cuida de todo o trabalho que envolve as cobranças – gerando boletos e enviando e-mails -, sua equipe pode cuidar do crescimento da empresa e trabalhar em ideias inovadoras para encantar o cliente.

Assim, apostar em um sistema de cobrança recorrente para seu negócio significa mais agilidade nos processos e economia de tempo e mão de obra no dia a dia.

Facilidade nas cobranças

Com a adoção de um sistema de cobrança recorrente, seu negócio irá automatizar todo o processo e assim oferecer vantagens aos usuários. Dessa forma, os boletos serão recebidos através do e-mail, o cliente será lembrado dias antes do pagamento acerca do débito ou terá o valor na sua fatura de forma automática.

Isso tudo também é vantajoso para o cliente que terá mais facilidade e tranquilidade na hora de pagar a conta.

Como escolher o melhor sistema de cobrança recorrente?

A partir dos objetivos do seu negócio, do planejamento acerca dos próximos passos e de onde quer chegar nos próximos anos, você deve escolher seu sistema de cobrança recorrente.

Esse sistema deve funcionar como um parceiro para seu negócio, contribuindo para o crescimento da empresa e para a concretização dos objetivos traçados.

A Robox tem a solução completa para alavancar as vendas da sua empresa, com exemplos de cases de sucesso e eficiência em todas as etapas do processo. Para tal, a ferramenta oferece monitoramento em tempo real, pagamentos instantâneos, infraestrutura em nuvem e suporte especializado 24h por dia.

Além disso, podemos destacar três benefícios do sistema da Robox que estão associados à saúde financeira do seu negócio:

  • controle de cobranças e integração a gateways de mercado;
  • réguas de retentativas para recuperar o pagamento;
  • relatórios específicos para o financeiro.

Essas vantagens vão reduzir os custos da sua empresa, economizar o tempo e garantir uma experiência superior aos seus clientes.

***

Neste artigo você teve acesso ao conceito de sistema de cobrança recorrente e entendeu as vantagens dele para a rotina do seu negócio. Por fim, explicamos o ponto de partida para a escolha do melhor sistema para sua empresa e apresentamos a nossa solução.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a nossa tecnologia.

E, para mais conteúdos como esse, continua com a gente nas nossas redes. Até o próximo artigo!

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer saber das últimas novidades do cenário digital?