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E-commerce

SEO para e-commerce: por que ele ajuda a vender mais?

Robox 10 min de leitura 2 de fevereiro de 2021
seo para e-commerce

Por que vamos falar sobre SEO para e-commerce? Hoje, todo mundo que tem uma página online quer ser  notado. Estar no digital permite que outras pessoas encontrem seus serviços e faz com que oportunidades de negócio sejam geradas.

Porém, quando falamos principalmente sobre e-commerces, apenas existir no mundo online não é uma opção válida. É preciso encontrar maneiras e “atalhos” legais para fazer com que sua página se torne relevante e melhor posicionada dentro das buscas.

O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas, em português – é uma excelente opção para empreendedores de todo país que buscam crescimento e presença online.

Afinal, através de algumas estratégias simples, as páginas conseguem ser melhor ranqueadas no Google, por exemplo, e assim conseguir um maior fluxo dentro da jornada de compra, mais leads e consequentemente mais vendas.

De acordo com pesquisa SEO Trends 2020 realizada pela empresa Rock Content, cerca de 66% das empresas do Brasil e América Hispânica pretendem implementar esse tipo de estratégia (SEO), e com isso, montar uma equipe especializada.

Neste artigo, vamos entender melhor como funciona o SEO para e-commerce, as melhores estratégias para alavancar as vendas dos e-commerces, clubes de assinatura e o que você precisa fazer para implementar isso no seu negócio!

Então, não deixe de acompanhar esse conteúdo. Boa leitura!

 

E o que é SEO?

 

“Certo. Entendi que isso é bom para mim e para minha empresa, mas não sei o que de fato significa!”.

Realmente SEO pode até parecer apenas mais uma sigla enigmática do marketing digital ou um termo complicado que mais vem para atrapalhar do que para somar.

Na verdade é um conjunto de “regras” e direcionamentos que ajuda o seu blog, página e site a ter uma melhor classificação e prioridade em aplicativos de busca. O Google acaba sendo o principal deles, portanto será no que vamos dar prioridade hoje, ok?

 

Como o SEO funciona?

 

Você já pensou no que faz uma página estar entre os 5 primeiros artigos dos motores de pesquisa e outra página concorrente, falando sobre o mesmo assunto, na oitava?

Todos querem produzir conteúdo, pois isso está dentro do mecanismo de marketing de conteúdo, que visa atrair para vender. Porém, nem todos entendem as necessidades do Google e aplicam as regras corretamente nas suas páginas.

Mas que regras são essas? Existem algumas. Você pode usar a estratégia de link building, fazer uma URL mais amigável, elaborar uma Meta tag description robusta, estruturar a página (h1, h2, h3) de uma melhor forma, entre outras.

Nesse caso, talvez o material da primeira página tenha conseguido aplicar as técnicas de SEO melhor do que o concorrente, criando um conteúdo mais relevante para o seu público com autenticidade, sem ser superficial.

Todas essas ações, por exemplo, ajudam o seu site a se posicionar melhor. Porém, é importante se dizer que uma estratégia de SEO para e-commerce não é um investimento com retorno rápido.

 

Tempo de retorno de resultados a partir do SEO

 

De fato, leva um tempo até a página criar um tráfego bom e ser vista como autoridade. É preciso, acima de tudo, de conteúdo relevante sendo postado com constância e páginas bem otimizadas.

Além disso, o Google fica um tempo avaliando se o conteúdo está sendo produzido com qualidade, a página está sendo abastecida com frequência, e isso pode não ser imediato.

Ainda levando em consideração a pesquisa do SEO Trends, de forma geral, os respondentes estimam que as estratégias de SEO demoram de 3 meses a 1 ano para apresentar resultados.

Isso coloca essa estratégia como um investimento de retorno em médio e longo prazo.

Então, não tenha pressa ao realizar sua estratégia. Comece organizando as ideias e produzindo. Uma hora – mais cedo que imagina – os resultados chegam!

 

Vantagens do SEO para e-commerce

 

Além de atingir uma melhor posição dentro dos mecanismos de busca, existem um tanto de benefícios em adotar as técnicas de SEO no seu e-commerce. Vamos conhecê-los melhor agora? Se liga na lista:

  1. Ter páginas mais atrativas pensadas na experiência do usuário;
  2. Reduzir despesas com tráfego pago;
  3. Ter mais retorno sobre o seu investimento (ROI);
  4. Encontrar leads mais qualificados;
  5. Se tornar autoridade, ter credibilidade e ser uma referência no seu nicho;

A partir de tudo isso, podemos dizer que com certeza se cria um ambiente onde se vende mais.

 

Boas práticas de SEO para aplicar no seu e-commerce

 

Depois de falarmos um pouco sobre o que é e sobre algumas de suas vantagens, é preciso entender melhor as ações que fazem com que a sua página seja melhor posicionada.

Portanto, já pegue o caderninho e caneta (ou um bloco de notas virtual se preferir) e anote tudo! Ao longo da leitura você pode ver as práticas em que anda deixando a desejar e reconhecendo as que manda bem. Vamos?

 

Link Building

 

O algoritmo do Google consegue entender o que você quer de fato com determinado conteúdo.

A sua função, sempre, é de ajudar o seu usuário a entender e resolver o problema que ele está procurando, independente do como.

Portanto, a estratégia de link building se encontra como uma ótima solução para isso e é um dos principais pilares dentro do SEO. Afinal, você cria links que vão complementar a leitura e o entendimento do público sobre determinado assunto.

Os links (que podem levar tanto para páginas externas quanto para páginas do seu próprio site), dão relevância a sua página pois os algoritmos entendem que você está querendo ajudar o seu usuário. Significa que você quer ajudar o usuário, mesmo que isso faça ele sair da sua página.

Esse processo é reconhecido pelo Google, e ele te recompensa com um melhor ranqueamento no final das contas.

 

Conteúdos atraentes e palavras-chave assertivas

 

Um outro ponto importante está em fazer conteúdos que sejam, de fato, atrativos e relevantes para o seu público.

Muitas vezes não adianta aplicar todas as técnicas de SEO no e-commerce se o grande público não está muito interessado em saber sobre o que você está escrevendo.

Portanto, entender o que o público está querendo saber e quais as melhores palavras-chave para atraí-lo é essencial. Algumas ferramentas que podem te ajudar a montar melhores e mais assertivos conteúdos:

 

Answer The Public

 

Nele você consegue encontrar uma rede de subdivisões ligadas à palavra-chave do seu nicho.

Por exemplo, se você pesquisa por “hospitais”, ele vai te dar uma lista de frases que estão ligadas a hospitais, como: Melhores hospitais, maiores hospitais, o que faz um bom hospital, e por aí vai. É ótimo para quem está com bloqueio criativo.

 

Keyword Planner by Google

 

Você está com dificuldades de encontrar as melhores palavras-chave para o seu público? Então este é o lugar certo. O Keyword Planner é uma ferramenta do Google que permite você encontrar a chave certa para o público certo.

 

Crie URL´s agradáveis

 

A URL é o endereço da sua página e fica ali em cima de tudo. Sua importância é tremenda.

Uma boa URL consegue transmitir a sensação de credibilidade muito rapidamente, além de ajudar os motores de busca a entender sobre o que o seu texto fala sem ao menos entrar nele.

Por exemplo,  considere as URL´s a seguir.

  1. www.robox.com.br/123-SEo1-estrategias_
  2. www.robox.com.br/SEO-para-ecommerce

Qual das duas você considera a melhor?

De fato, a leitura sem números e outros elementos se torna bem mais fluída. A segunda URL também é mais objetiva e passa maior segurança, certo? Este é o trabalho de fazer uma URL amigável. Invista nisso!

 

Plataformas que permitem edição do CSM

 

A gente sabe que controlar todos esses recursos pode ser um pouco trabalhoso. Por isso, existem hoje diversos softwares que te dão autonomia e liberdade para editar de maneira rápida e prática o seu e-commerce.

Eles fazem o que for necessário para um melhor desempenho, tanto na infraestrutura do site, arquitetura e design, quanto nas técnicas de SEO.

Essas plataformas conseguem oferecer o melhor para os gestores: um gerenciamento completo e que permite edição no CMS. Isso faz com que as atualizações de SEO sejam feitas por você, sem burocracias e com muita autonomia.

 

Conclusão

 

Existem muitas formas de começar a utilizar estratégias de SEO na página do seu e-commerce. Apesar de parecer um sistema complexo e com muitas diretrizes, a verdade é que quando se entende o algoritmo, todos os processos se tornam mais fáceis.

O SEO exige disciplina e precisa ser revisado e feito todos os dias. Se você quiser saber sobre e-commerce, recorrência, clubes de assinatura e gestão, continue em nosso blog ou nos siga em nossas redes sociais!

Até a próxima leitura.

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