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Recorrência

Retenção de clientes: como a recorrência pode ajudar

Maria Julia Araújo 8 min de leitura 3 de março de 2021

Levando em consideração que a atração de um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que a retenção de clientes já existentes, Kotler e Keller, afirmam que as empresas buscam focar os esforços de marketing nos clientes que já possuem ao invés de apenas querer conquistar novos leads. 

Como citado no blog do SuperOffice, uma pesquisa do Marketing Metrics mostrou que a taxa de sucesso de uma venda para um cliente que já existe é de 60-70%, enquanto a taxa de sucesso para um novo cliente é de apenas 5-20%.

 

 

Causar uma boa experiência e trabalhar na manutenção de um relacionamento próximo com seus clientes de forma contínua, possibilita um envolvimento maior com o seu produto ou serviço, auxiliando assim na retenção de clientes.

 

O que é retenção de clientes?

 

Retenção de clientes é a habilidade da empresa de manter os seus clientes já existentes por meio de estratégias comerciais e de marketing, possibilitando assim um maior engajamento e fidelidade. 

As estratégias de retenção permitem que você forneça e extraia mais valor de sua base de clientes. Em síntese, a aquisição cria uma base de clientes, enquanto a estratégia de retenção diz respeito a como você constrói relacionamentos com os clientes e maximiza a receita de cada um.

Como já mencionamos anteriormente, o esforço para conquistar novos clientes é maior em comparação a manutenção do relacionamento com uma base já existente, portanto, quanto maior o foco nos clientes que a sua empresa já adquiriu, mais garantia de sucesso nas vendas e, consequentemente, na receita da sua empresa. 

De acordo com um estudo da Harvard Business School, o crescimento das taxas de retenção de clientes em 5% aumenta os lucros de 25% a 95%. 

Um guia elaborado pela SendPulse destacou que essa estratégia apresenta diversos benefícios que geram oportunidades de expansão para o seu negócio, entre eles: 

  • Gerar melhores receitas;
  • Economizar dinheiro;
  • Permitir a obtenção de dados valiosos;
  • Construir relacionamentos sólidos com os clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Medir a eficiência da sua estratégia de marketing;
  • Fornecer comunicação eficaz;
  • É auto-suficiente;
  • Ajudar a conquistar novos clientes;
  • Permitir o crescimento.

Os clientes fiéis e já existentes são os melhores defensores e impulsionadores de uma marca, pois, ao compartilharem suas boas experiências, além de tranquilizar os que ainda têm dúvidas, apresentam a marca a novas pessoas. Dentre as estratégias que contribuem para a retenção e fidelização de clientes está o modelo de venda recorrente

 

O que é venda recorrente?

 

Como já sabemos, a palavra recorrência significa algo que acontece com certa frequência, com certa periodicidade.

Trazendo esse conceito para as vendas, o modelo consiste na oferta de produtos e serviços de forma contínua, ou seja, de forma recorrente. No nosso dia a dia estamos rodeados desse modelo de negócio, Netflix, Spotify, Amazon Prime são apenas alguns exemplos entre tantos outros. 

Nesse modelo de negócio os clientes pagam um valor recorrente para ter acesso a um determinado produto ou serviço.

 

 

No modelo de recorrência é possível construir um vínculo entre o cliente e a empresa, formando assim um ciclo fechado, onde a empresa oferta periodicamente um produto ou serviço para o cliente e este, por sua vez, fornece um pagamento recorrente para a empresa.

Além disso, há o benefício de criar um relacionamento forte entre marca e consumidor, o que garante fidelidade e, consequentemente, a retenção de clientes. 

 

Como a recorrência pode ajudar seu negócio?

 

Os principais pontos de diferenciação do modelo de assinatura são valor, previsibilidade e relacionamento com o cliente. Esse modelo de negócio se configura como uma excelente estratégia para diversos nichos de mercado e pode ajudar sua empresa a:

  • Aumentar o faturamento da empresa; 
  • Ter uma receita previsível;
  • Ter um melhor controle e gestão de estoque; 
  • Atrair investidores;
  • Melhorar a avaliação da empresa;
  • Construir  um relacionamento próximo com o cliente.

Para os assinantes também há várias vantagens como, não ter que se preocupar com as datas dos vencimento dos pagamentos, ter mais conveniência na compra e receber produtos ou serviços personalizados. 

Se você oferece algum tipo de produto ou serviço, seja físico ou digital, você pode implementar esse modelo de negócio na sua empresa. Ao invés de vender apenas uma vez ao seu cliente, você vai oferecer esse produto ou serviço por um período específico. 

 

Tendências para clubes de assinatura em 2021

 

Como já mencionamos aqui, esse modelo prioriza a retenção do cliente, sendo assim, criar uma boa estratégia de marketing e de curadoria dos seus produtos e serviços para seus perfis de cliente é fundamental para proporcionar uma ótima experiência e fazer com que eles continuem comprando seu produto ou serviço. 

Conhecer o seu público é muito importante para definir essas estratégias, pois assim, além de você ofertar seu produto ou serviço, você proporciona uma experiência positiva para o cliente. 

O modelo de clube de assinaturas está dominando nosso dia a dia e criando várias oportunidades no mercado, diversos segmentos já aderiram à essa estratégia de negócio. Listamos aqui alguns criativos e inovadores clubes de assinatura para você se inspirar. Confira!

 

Clubes de assinaturas para se inspirar 

 

TheraBox

 

A TheraBox oferece mensalmente produtos de autocuidado e relaxamento, mas além disso seus assinantes também recebem uma atividade de felicidade baseada na neurociência e na psicologia positiva. 

Com uma curadoria feita por terapeutas, a TheraBox além de entregar produtos incríveis, proporciona  uma imersão no autocuidado e no amor próprio para seus assinantes. 

 

Wine

 

Para os apreciadores de um bom vinho, a Wine oferece aos seus assinantes vinhos das melhores vinícolas. Todo mês os assinantes recebem no conforto da sua casa, vinhos escolhidos a dedo por especialistas.

 

Clube do Malte

 

Para quem prefere cerveja, o Clube do Malte oferece rótulos de todo o mundo e os principais lançamentos do Brasil. Seus clientes recebem todo mês em casa um pack de cervejas, uma revista e um copo colecionável.

 

Petlove

 

E para quem ama seu bichinho de estimação, a assinatura da Petlove facilita a compra de produtos para seu pet. Você escolhe os produtos que quer receber no período de tempo que desejar, cadastra seu cartão, endereço e pronto! 

O assinante não precisa mais se preocupar todo mês com esse processo de compra de produtos, nem corre o risco de deixar seu pet sem ração. Além disso, também tem 10% de desconto em compras avulsas. 

 

Se interessou no modelo de assinatura para empreender? 

 

Bom, acreditamos que até aqui ficou mais claro que há muitos benefícios em implantar o modelo de recorrência ao seu negócio. Além disso, você já deve estar imaginando sua empresa com vários assinantes te pagando todo mês para receber seus produtos ou acessar seus serviços, acertamos? 

Então aqui vai uma dica muito importante; na hora de implantar essa estratégia no seu negócio procure uma plataforma que atenda todas às necessidades do seu clube de assinatura

A Robox é uma plataforma e-commerce para assinaturas e vendas recorrentes. Ela oferece uma solução completa para gestão e venda de produtos e serviços por assinatura que possui funcionalidades e integrações que otimizam toda a gestão do seu negócio. 

Quer saber mais como a Robox pode te auxiliar nesse processo de implementação do seu clube de assinatura? Então clica aqui e conheça a nossa solução. 

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