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Assinaturas Recorrência

Diferenças entre plataforma de pagamento recorrente e plataforma para vendas recorrentes

Robox 13 min de leitura 8 de junho de 2021
plataforma para vendas recorrentes

Quem trabalha com o modelo de recorrência possivelmente já teve a dúvida: qual é a diferença entre uma plataforma de pagamento recorrente e uma plataforma para vendas recorrentes?

Nosso CGO, Thiago Lins, tem conversado com inúmeros gestores e líderes que já apresentaram essa dúvida. Por isso, preparamos a várias mãos esse conteúdo para esclarecer todas as dúvidas sobre cada uma dessas plataformas.

Com certeza depois de ler esse conteúdo você não terá dúvidas na hora de escolher o modelo de plataforma que faz mais sentido para o seu negócio. 

Pegue um café quentinho e boa leitura!☕

 

Pagamento recorrente

 

Antes de tudo, vamos falar rapidamente o que é pagamento recorrente. Essa modalidade de cobrança é utilizada na contratação de produtos ou serviços contínuos, como clubes de assinatura e plataformas de streaming, por exemplo. 

Na prática, o cliente autoriza a primeira cobrança e os débitos subsequentes são feitos dentro da periodicidade e com o valor combinado previamente. Porém, caso haja ajustes, o cliente é informado com antecedência.

O pagamento recorrente é feito, na maioria dos casos, por meio de um sistema de cobrança recorrente. Essas ferramentas de modo geral fazem a cobrança no cartão de crédito, mas também é possível fazê-la através do débito, boleto bancário e até mesmo Pix. 

 

O que é uma plataforma de pagamento recorrente?

 

Agora, vamos ver as características de uma plataforma de pagamento recorrente, para então, falarmos sobre as diferenças entre ela e uma plataforma para vendas recorrentes

Podemos dizer que existem duas formas de realizar cobranças recorrentes.

A primeira é por meio de uma API (Application Programming Interface, em tradução livre: “Interface de Programação de Aplicações”). A API é aquele sistema que se integra ao site de uma empresa para que o usuário faça o pagamento online diretamente na plataforma. 

É muito utilizado em lojas online que ainda não possuem alto volume de vendas, algumas dessas API possibilitam a geração de um link de cobrança que pode ser enviado ao cliente, até por Whatsapp. 

Algumas das mais conhecidas são a Vindi, Adyen, Pagar.me e Mundipagg, até mesmo o Mercado Livre, por meio do Mercado Pago.

Por outro lado, existem as plataformas de pagamento recorrentes com funções mais focadas na gestão dos pagamentos. Elas permitem que as empresas recebam os pagamentos de mensalidades e assinaturas de forma automática.

Neste caso, a própria plataforma se responsabiliza pela relação com o banco, o que lhe confere melhores taxas para atender às necessidades do seu cliente. Isso porque ela atenderá várias contas e, assim, possuirá maior poder de barganha junto ao banco do que os empresários conseguem individualmente.

Parece bom, não é mesmo? Mas ainda pode melhorar! Quando pensamos em vender produtos ou serviços online e de forma recorrente, essa gestão de pagamentos recorrentes pode ser feita de forma ainda mais completa por meio de uma plataforma para vendas recorrentes integrada a uma plataforma de pagamento

Vamos conversar sobre isso no próximo tópico!

 

Gateway de pagamento tudo o que você precisa saber

 

Plataforma para vendas recorrentes

 

Uma plataforma para vendas recorrentes une todas as características de um sistema de cobrança recorrente, somada às várias funcionalidades que otimizam a gestão completa de um negócio. Vamos aos exemplos!

 

Automatização de processos de cobrança

 

A gestão de cobranças recorrentes precisa ser muito eficiente! No modelo da recorrência, o foco está no cliente e tudo o que você precisa é oferecer a melhor experiência, em toda a jornada de compra. 

Em uma plataforma para vendas recorrentes, integrada a uma plataforma de pagamento como a Vindi, você consegue automatizar todas as operações do seu time financeiro, deixando de lado tarefas manuais que expõem sua empresa ao erro de cobranças que podem causar desconforto ao seu cliente e prejuízos para você. 

Principais funções: 

  • Envio de remessa para registro dos boletos e processamento de retorno bancário;
  • Réguas de retentativas para recuperar o pagamento;
  • Envio de segunda via de boletos para clientes;
  • Emissão e envio de nota fiscal;
  • Ações de cobrança (como disparo de e-mails e SMS) para inadimplentes;
  • Suspensão e cancelamento de clientes inadimplentes.

Essas são algumas das funcionalidades que podem e devem ser automatizadas.

 

Gestão de assinaturas e contratos

 

Uma plataforma para vendas recorrentes permite a partir da gestão de produtos ou serviços por assinatura, oferece recursos para que você construa uma base sólida de assinantes. 

Isso porque, por meio dela você faz a gestão das novas contratações, renovações, migrações, reajustes e contratação de itens adicionais. Além de poder utilizar filtros por nome, email, número, data de cadastro e status. 

 

Gestão de produtos

 

Neste tipo de plataforma você consegue fazer o cadastro e segmentação de produtos por marca, configurar informações e especificidades sobre o modelo de recorrência, além de criar a diferenciação de produto simples e composto para as assinaturas.

Outra funcionalidade importante é a criação de cupons de descontos adaptados a seu modelo de assinaturas. Com ela, você pode conceder desconto só na primeira mensalidade, ou até a terceira mensalidade, ou só no primeiro ano, por exemplo. Você tem a flexibilidade de criar cupons variados, de acordo com a sua estratégia comercial. 

A gestão de cupons de descontos na lógica de vendas recorrentes muda bastante, por isso uma plataforma de vendas especializada em recorrência faz toda diferença.

 

Gestão de pedidos

 

Em uma plataforma para vendas recorrentes você tem a possibilidade de criar catálogos personalizados por perfil de cliente, fazer integrações de pedidos com ERP, emissores de NFe, gateways de frete e Correios. 

Você também consegue acompanhar o status por etapa no manuseio dos produtos e fazer toda a comunicação transacional com seu cliente.

 

Gestão de clientes

 

Lembra que falamos sobre a importância de colocar o cliente no foco do seu negócio? 

Então, além de todas as funcionalidades que já falamos facilitarem a gestão por parte da empresa, uma plataforma para venda recorrente também simplifica a vida de quem compra. 

Isso porque ela disponibiliza uma área do assinante fácil de usar e que permite edições pelo próprio cliente. Ele mesmo tem a liberdade para adicionar, alterar informações cadastrais, editar, ou mudar o plano de assinatura ou um produto. 

O cliente também pode alterar a forma de pagamento, acompanhar as etapas relacionadas ao produto ou serviço contratado e solicitar cancelamento. Tudo isso na área do assinante! 

 

 

Em outras palavras, acabou a gambiarra 

 

Um sistema de pagamento recorrente isolado, automatiza apenas aspectos relacionados à cobrança em si e, por isso, negócios que utilizam apenas esse tipo de recurso acabam precisando fazer “gambiarras” para solucionar alguns problemas. 

Por exemplo, se você faz envio recorrente de produtos físicos, você vai precisar se preocupar em puxar venda por venda, para gerar uma etiqueta ou os códigos de rastreio. Tudo na mão! Com uma plataforma e-commerce, específica para produtos recorrentes, isso não acontece. 

Outro ponto importante também. Talvez você esteja pensando, “então, se eu contratar uma plataforma de e-commerce tradicional e colocar um link para pagamento recorrente, já resolvo meu problema”. Infelizmente não! Isso porque a logística para venda de produtos físicos de forma recorrente é muito diferente. 

Um exemplo. Quando pensamos na taxa de frete de um produto, ele é variável de acordo com o CEP do comprador e outros aspectos (disponibilidade, tipo do produto). Então, se você tiver uma plataforma de e-commerce tradicional, mas quer vender de forma recorrente, terá dificuldades em fazer esse cálculo. Isso porque o seu cliente faz a compra uma vez e espera ser cobrado de forma fixa e recorrente, então como você vai inserir um valor, que pode variar mês a mês? 

Em uma plataforma para vendas recorrentes como a Robox, você não tem esse problema, já que pode cadastrar faixas de frete, de acordo com os critérios que preferir. 

Ou seja, com uma plataforma para vendas recorrentes, com as integrações certas, você automatiza toda a gestão do negócio, desde a aquisição até o pós-venda.

 

[BÔNUS] Exemplos de empresas que usam plataformas para vendas recorrentes

 

Vimos até aqui as vantagens de contar com uma plataforma focada em vendas recorrentes. Para finalizar, separamos uma lista de empresas que atuam dentro do modelo de assinaturas e utilizam a Robox como a plataforma de e-commerce e vendas recorrentes.

 

A Taba

 

A Taba é um clube de assinatura de livros infantis que tem ganhado cada vez mais destaque no segmento. O clube envia todos os meses kits com os melhores livros infantis selecionados por especialistas. 

Para ser um assinante do clube, basta o cliente escolher o tipo do plano e a duração dele, depois é só aguardar para receber os livros em casa. Entre os planos, existem quatro opções, que vão desde o uso individual até 4 opções de livros para diferentes idades.

Os kits também vão acompanhados de passaportes de leitura e mapas de exploração que são proporcionais a quantidade de livros do kit.

Além disso, existe a possibilidade de experimentar, que é a compra de um kit ou um kit presente através de um pagamento único. No kit presente, a pessoa que receber ganha três meses de uso, com os mesmos itens extras de cada kit.

 

Brasil na Caixa

 

O Brasil na Caixa é um clube de assinatura de comida brasileira, que envia aos seus assinantes alimentos de pequenos produtores da agricultura familiar, presentes nos biomas do nosso país. 

Chefs, cozinheiros, pesquisadores e jornalistas que são apaixonados pelo Brasil, realizam a curadoria dos produtos enviados. Existem três modelos de boxes que variam de acordo com a quantidade de produtos. 

Eles também oferecem ao cliente a possibilidade de comprar um box avulso ou temático.

 

Steakbox

 

O Steakbox é um clube de assinaturas de carnes, para quem é apaixonado por cortes de alta qualidade. Mensalmente eles enviam box com cortes selecionados por especialistas!

Existem duas modalidades de boxes, o assinante pode optar pelo Steak Box Pocket (2kg) ideal para um casal ou Full (4kg) ideal para família. Depois disso, ele recebe em casa com frete grátis as carnes porcionadas e congeladas, transportadas por carro refrigerado.

Junto com o box o assinante recebe mensalmente brindes, descontos, dicas e benefícios exclusivos.

 

Bio.me

 

A Bio.me é um clube de assinaturas de suplementos, que chegou ao mercado com um grande diferencial. Além da personalização com o auxílio de Inteligência Artificial, ela envia mensalmente, todas as vitaminas recomendadas com as doses diárias em um só sachê, eliminando custos e a necessidade de armazenar várias embalagens.

O assinante realiza um quiz e a partir das respostas a inteligência artificial cria um box com as vitaminas necessárias de acordo com a necessidades apresentadas. Além disso, o assinante também pode ajustar o pedido periodicamente conforme as necessidades forem mudando. 

 

***

 

Ufa! Vimos bastante coisa, mas temos certeza de que agora já não existem mais dúvidas sobre as diferenças entre plataforma de pagamento recorrente e plataforma para vendas recorrentes

Se você já tem trabalha dentro do modelo de assinaturas e recorrência, mas precisa de uma solução que facilite sua gestão, fale com a gente! Se você quiser saber mais sobre como a Robox pode ajudar o seu negócio de assinaturas, entre em contato conosco.

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