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Aplique Inbound Marketing em seu e-commerce para ter mais sucesso

Parcerias 6 min de leitura 30 de abril de 2021
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Conseguir um bom posicionamento na web demanda usar estratégias diferentes do marketing convencional. O inbound marketing vem para trabalhar as possibilidades variadas de e-commerce.

A grande variedade de ofertas na web faz com que cada marca precise se diferenciar. Atrair novos clientes depende diretamente da capacidade da empresa de mostrar soluções diferentes para um grande leque de problemas.

Portanto, continue lendo para saber mais sobre essa forma de marketing digital, as diferenças entre o inbound marketing e o marketing tradicional, e as principais estratégias. 

 

O que é inbound marketing?

 

O inbound marketing, também chamado de marketing de atração, consiste em atrair clientes por meio da divulgação de conteúdos relevantes.

Todo cliente de e-commerce passa por uma jornada de compra formada por quatro etapas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão.

Cabe ao inbound marketing trabalhar para garantir que as pessoas passem por todas as etapas com as informações necessárias para tomar sua decisão.

A grande diferença entre o marketing de atração e o outbound marketing é que nessa nova modalidade a empresa vai até o consumidor, e não o contrário.

Ela faz isso por meio de marketing de conteúdo em blogs e redes sociais, estratégias de SEO e uso de plataformas de anúncios digitais como o Instagram Ads, entre outras ações que vamos detalhar mais à frente. 

O foco é oferecer conteúdos que interessem seu público-alvo para encorajá-lo a consumir seus produtos.

 

Os benefícios do inbound marketing

 

O inbound marketing é utilizado por empresas dos mais variados segmentos. Por meio dele, você pode transformar sua marca em uma grande potência.

Saiba mais sobre seus benefícios nos tópicos a seguir.

 

Qualificação de leads

 

A adoção de uma estratégia de marketing de conteúdo aumenta consideravelmente o tráfego do site da empresa e acima de tudo, qualifica os leads.

Isso significa que cada vez mais quem entra em contato com o seu conteúdo são pessoas realmente interessadas nos produtos ou serviços que você tem a oferecer.

Esse fato garante que seus leads sejam qualificados, ou seja, que tenham todas as informações necessárias para fechar negócio com você.

De acordo com a Content Trends 2019, marcas que investem em produção de conteúdo elevada tem 1,3 vezes mais visitas em seus sites, gerando 1,4 vezes mais leads.

 

Aproximação com o cliente

 

Na publicidade convencional, o consumidor é bombardeado diariamente com muitas ofertas. No inbound marketing, o oferecimento de conteúdos do interesse dele faz com que se crie uma relação de confiança.

Quando um cliente em potencial descobre que determinada empresa produz conteúdos úteis para sua vida, ele passa a ver a marca com outros olhos.

A marca se torna uma referência. A partir daí, o processo de conversão é apenas uma questão de tempo.

 

Diminuição do ciclo de vendas

 

Ciclo de vendas é o tempo que a empresa gasta para completar as vendas. O inbound marketing diminui esse tempo por oferecer conteúdos personalizados e especializados.

Esse tipo de conteúdo motiva os leads a se movimentarem com mais rapidez no funil de vendas e como consequência as vendas são concretizadas com mais velocidade.

Como aplicar inbound marketing ao seu e-commerce

 

Seu e-commerce tem muito a ganhar com o inbound marketing. A seguir, conheça as principais estratégias.

 

Marketing de conteúdo

 

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais efetivas de marketing de atração.

Produzir conteúdo de acordo com as necessidades da sua empresa é o passaporte para atingir mais público.

Então, se você deseja aumentar o tráfego do seu site, melhorar seu posicionamento no Google ou captar dados dos seus clientes, o marketing de conteúdo pode ser muito útil.

O foco deve ser sempre produzir de acordo com as necessidades do seu público-alvo. Por exemplo, se os visitantes de um site de informática desejam saber como anunciar no Google Ads, o site deve providenciar um post instrutivo sobre isso.

 

Redes sociais

 

As redes sociais são aliadas muito importantes de qualquer estratégia de inbound marketing.

Por meio delas é possível divulgar seu conteúdo para um grande número de pessoas, assim como ter contato direto com o público e analisar a recepção dele.

Estar sempre em contato com o público por meio das redes sociais é uma forma de assegurar que suas estratégias estão surtindo o efeito desejado. 

Isso é muito benéfico para o relacionamento entre marca e consumidor, pois ele se sente valorizado e diferenciado.

 

Landing pages

 

As chamadas páginas de conversão tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade em troca de informações dos visitantes.

As informações podem ser disponibilizadas por meio de preenchimento de formulários. Os conteúdos são, em geral, materiais como e-books, planilhas e webinars com dados relevantes para aquele público-alvo.

As landing pages são úteis para aumentar o engajamento e o rankeamento nos mecanismos de pesquisa.

Portanto, o inbound marketing é o futuro, sendo assim é importante alinhá-lo a outras estratégias, como funciona o Facebook Ads. Desse modo, você aumenta as chances de sucesso do seu empreendimento.

Conteúdo produzido pela Ideal Marketing*

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