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Gateway de pagamento: tudo o que você precisa saber

Robox 11 min de leitura 5 de janeiro de 2021
Gateway de pagamento: tudo o que você precisa saber

Por conta do crescimento acelerado da internet e, consequentemente, dos pagamentos e compras online, lojistas, empresários e gestores precisam olhar cada vez mais para as necessidades desse tipo de transação, como por exemplo a otimização de processos e segurança.

De acordo com o portal Meio e Mensagem, os serviços de e-commerce, por exemplo, tiveram um crescimento de 47% em relação ao ano passado, sendo a maior taxa em 20 anos. Além disso, outro dado confirma que 74% dos brasileiros preferem realizar compras de forma online, validando o pensamento de que é necessário pensar na melhoria contínua desse meio.

Uma forma de encontrar segurança, otimização e profissionalismo nas transações online, principalmente para e-commerces, está nos chamados gateways de pagamento, que consistem em interfaces de pagamento online que garantem vários benefícios.

Portanto, se bateu a curiosidade e você quer conhecer mais sobre esse serviço, suas vantagens, funcionamento, origem e alguns exemplos reais aplicados no mercado, fica com a gente e não perca esse artigo!

 

O que é um Gateway?

 

O primeiro passo é entender o que, de fato, é uma gateway. Para muitas pessoas, nada mais é do que uma palavra para um serviço ainda pouco complexo. Porém, estamos aqui para dizer “calma”, porque é mais fácil do que você pensa!

Se você já teve uma boa experiência de compra online, provavelmente já entrou em contato com um gateway de pagamento, porque ele é uma interface que faz a ponte de informações e dados entre instituições financeiras, comerciantes (lojistas) e clientes durante o momento de pagamentos virtuais.

Portanto, é uma parte essencial na hora da finalização da compra online! Pois atua no último momento da jornada, onde as pessoas vão pagar aquilo que já escolheram e colocaram no seu carrinho. Portanto, neste momento não pode haver falhas, burocracias, e tudo precisa ser feito com segurança, para evitar fraudes e desistências.

 

Onde surgiu o gateway de pagamento?

 

O Gateway é uma resposta para a necessidade de se estruturar um processo mais seguro para a realização de compras e pagamentos no mundo online. Essa adaptação e mudança foi necessária, por exemplo, no contexto em pandemia, já que muitas pessoas estavam em isolamento e lojas que antes vendiam só presencialmente, passaram a atuar também no mundo digital.
Porém, o crescimento acelerado de e-commerces e do mercado financeiro digital aconteceu antes mesmo desse contexto de pandemia chegar ao mundo.

Observando os primeiros gateways de pagamento como o Banco Santos (com o e-Financial) e o Cobre Bem (que passou a ser WorldPay), podemos ver que é uma tendência há um tempo e que só fez ficar mais forte nesses últimos tempos.

 

Vantagens e benefícios

 

Agora chegou a melhor parte! “Quais são os benefícios que ter um gateway de pagamentos no meu e-commerce vai me trazer?”. “Quais são as vantagens de adquirir um gateway?”.

O melhor é que essa interface beneficia tanto o comerciante, com a otimização e o suporte necessário, quanto o usuário, que vai ter uma melhor experiência na hora da compra dos seus produtos. Porém, se quiser saber mais detalhadamente, confira a lista abaixo!

 

Maior segurança

 

Especialistas acreditam que, em 2020, o e-commerce tenha um faturamento aproximado de 90 bilhões de reais e que as compras feitas pela internet tiveram um aumento de 40%. Porém, apesar do crescimento e dos bons números, muitas pessoas ainda se preocupam com a segurança na hora de realizar uma compra online.

Isso significa que esses números poderiam ser ainda maiores e a economia poderia estar sendo ainda mais desenvolvida caso gestores tivessem uma preocupação imediata sobre esse tipo de situação.

Afinal, de acordo com um relatório apresentado pela Mintel, empresa multinacional de inteligência de mídia e mercado, uma em quatro pessoas têm medo de comprar de forma online por conta de fraudes e golpes. Isso representa uma porcentagem de cerca de 30% das pessoas.

Através do Gateway de pagamento, os dados dos compradores estarão armazenados e protegidos por sistemas criptográficos de dados e firewalls altamente avançados. Além disso, a flexibilidade na conexão de sistemas antifraudes instalados na plataforma é outro aspecto importante que com certeza traz mais proteção à compra e para o lojista, sendo possível realizar análises em todos os pagamentos e evitar possíveis casos de fraude, roubos e clonagem de cartões.

 

Melhores taxas de conversão

 

Depois de trazer o aspecto da segurança, gostaríamos de fazer umas perguntas. Você já passou pela experiência de ser levado para outras páginas na hora de finalizar o seu pagamento online? Qual sensação isso lhe causou?

Acreditamos que não tenha sido uma das melhores. Talvez, possa ter gerado até uma desistência, pois é isso que indica os dados da Adyen, plataforma de pagamentos escolhida pelas empresas que mais crescem no mundo.

De acordo com ela, 7 em cada 10 pessoas desistem do carrinho de compras por dificuldades na hora de realizar o checkout, com uma porcentagem alta entre as Gerações Y (73%), com idades de 24 a 38 anos, e Z (71%), com idades de 18 a 23 anos.

E essas dificuldades muitas vezes são burocracias, barreiras, outros processos que se sobrepõem nesse final de jornada e que causam muito prejuízo. Ainda sobre a mesma pesquisa, experiências ruins de compras resultam em um prejuízo anual de US$ 2,5 trilhões para os varejistas no mundo todo, porém, os ganhos advindos de experiências positivas e otimizadas chegam a até US$ 1 trilhão.

Com um gateway de pagamento, as taxas de conversão ficam melhores e as desistências decorrentes dessa burocratização baixam consideravelmente. Ele consegue gerar uma conexão diretamente do e-commerce com as outras partes envolvidas, como os bancos e as operadoras financeiras de cartão, fazendo com que o cliente não seja redirecionado para outras abas dentro do navegador. É um show de experiência do usuário!

Além disso, essa interface de pagamentos online tem uma grande adaptabilidade para qualquer tipo de processo de check-out e cobrança. Portanto, o cliente dispõe de mais opções para concluir a compra e, assim, contribuir para o aumento da taxa de conversão do negócio.

 

Possibilita a redução de custos

 

Sabemos que lidar com custos reduzidos é a meta de qualquer pessoa que trabalha com comércio. Definitivamente, não estamos vivendo uma época onde podemos nos dar o luxo de gastar deliberadamente, é preciso economizar!

Caso o seu orçamento esteja realmente apertado, porém precisa investir em um e-commerce que tenha bons processos e resultados, queríamos dizer que investir num gateway de pagamento é uma ótima solução.

Com eles, você tem muitas vantagens! A primeira delas é saber que você tem a possibilidade de negociar os valores diretamente com as instituições financeiras. Dessa forma, é possível conseguir taxas mais compatíveis com a realidade do seu orçamento, evitando as taxas rígidas do mercado.

O gateway também faz a cobrança de acordo com o volume das suas vendas. Caso o e-commerce esteja em expansão, as oportunidades de reduzir os custos são ainda mais atraentes. Além disso, diminuindo o tempo do pagamento e fazendo uma ligação com os bancos de crédito, ainda é possível reduzir consideravelmente o custo de manutenção do sistema financeiro da organização.

 

Facilita a integração

 

Você provavelmente já deve ter escutado algo como: “quem faz tudo, não faz nada” para lidar com situações da vida pessoal. O mesmo pode acontecer com o seu sistema financeiro! Muitas vezes, se temos muitos focos para nos preocupar no sistema de pagamento, não conseguimos otimizar e dar a melhor experiência para o nosso cliente.

O gateway de pagamento é a solução perfeita para isso! Por se tratar de uma interface, é necessária uma única integração para viabilizar as transações financeiras da sua loja online. Isso evita que você precise gastar suas energias pensando e entrando em contato com diferentes bancos, operadoras, etc.

 

Integrações da Robox

 

A Robox realiza serviços de e-commerce para clubes de assinatura físicos. E, para entregar os melhores resultados aos seus clientes, sabem que precisam atuar colaborativamente! Portanto, não faltam empresas que geram valor e integram a plataforma com getaways de diversos tipos. Vamos conhecer melhor?

Por exemplo, apenas de gateways de pagamento e frete, a empresa possui mais de 5 parcerias. Vindi, Mundipagg, Pagar,me, Adyen e o melhor envio se junta ao time para entregar a melhor experiência de compra online ao cliente. Incrível, né?

Isso fora as outras parceiras de Desk, Marketing e publicidade com empresas como a RD Station, o Facebook Pixel, o Google, Mailchimp, Mobister, Gruppy, Zendesk, leadlovers e outros.

Através desses gateways, os gestores podem assumir todo o controle! Conquistam mais autonomia no processo de compra e podem priorizar outros aspectos do negócio, como a qualidade dos produtos ou o Core Business da empresa no geral.

O que é e como escolher o melhor sistema de cobrança recorrente

Qual a diferença entre getaways e intermediários de pagamento?

 

Apesar de terem as suas semelhanças, não são a mesma coisa! E para você decidir qual é o melhor, na verdade vai precisar olhar para o objetivo do seu negócio, uma vez que o intermediador (ou subadquirente) é quem faz a mediação, o intermédio, sendo a ponte entre as instituições financeiras, as operadoras de cartão de crédito e a sua loja.

Enquanto isso, o gateway transmite as informações para a adquirente e é ela quem se responsabiliza pelo processamento da compra. A subadquirente, por sua vez, fica responsável por analisar todos os dados e imediatamente processar a compra, gerenciando o relacionamento com todas partes interessadas a partir desse ponto.

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Acreditamos que com esse artigo você possa ter tirado suas dúvidas quanto ao sistema de gateways de pagamento! Se você também tiver interesse ou alguma dúvida sobre esses e outros assuntos como e-commerce e clubes de assinatura, nos siga no LinkedIn e continue acompanhando as novidades do nosso blog.

Até a próxima leitura!

 

 

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