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Experiência do Cliente na Cobrança Recorrente: 5 dicas fundamentais

Parcerias 8 min de leitura 26 de outubro de 2021
cobrança recorrente

Você já parou para pensar em quais são os motivos que fizeram empresas se destacarem em 2021? 

Desde o começo da era digital, lá pelos anos 90, de forma crescente e exponencial, se buscou facilitar ao máximo toda a vida em sociedade. Nesse sentido, com o passar dos anos, o consumidor se acostumou com a diminuição da burocracia no processo de compra e passou a enxergar valor naquelas empresas que entregam o que eles esperam: consumo descomplicado. 

O modelo de cobrança recorrente não é uma novidade. Na verdade, seu uso vem de antes da invenção da internet, pois podemos ver funcionar nesse sistema alguns serviços básicos como a cobrança de luz, água, assinaturas de jornais, etc. Na mudança com a internet, a cobrança recorrente se tornou mais comum e mais fácil. Hoje em dia, quase todos os serviços podem ser otimizados com a modalidade. 

Mas o que é Cobrança Recorrente?

Cobrança recorrente consiste em um modelo de pagamento automatizado entre cliente e empresa para serviços que podem ser pagos com alguma frequência que pode ser mensal, trimestral, anual, etc. Usualmente, é o sistema utilizado por clubes de assinatura, plataformas de streaming, academias, etc.

Com ajuda dos cartões de crédito e das facilidades permitidas pela tecnologia, o modelo de recorrência tem ficado cada vez mais comum. Empresas como a Netflix e a SmartFit são exemplos mais comuns do uso desse sistema. 

Além disso, as empresas mais avançadas nesse assunto utilizam plataformas e-commerce para automatizar o processo de gestão e venda de seus produtos.

Por que o modelo de Cobrança Recorrente é ótimo para a Experiência do Cliente?

É fácil perceber as vantagens do modelo de cobrança recorrente. Tanto para o consumidor quanto para as empresas, a facilidade na compra tem a ver também com a facilidade no pagamento. A cobrança recorrente diminui a burocracia, ao mesmo tempo em que auxilia nas estratégias de retenção, adimplência e fidelização de clientes.

Se considerarmos a facilidade como objetivo para empresas que desejam melhorar a experiência do cliente, fica fácil entender também porque o modelo de cobrança recorrente é o melhor para o consumidor. Claro, nem todos os setores de produtos e serviços podem se beneficiar desse sistema, mas spoiler, os clubes de assinatura estão se tornando cada vez mais comuns.

5 dicas fundamentais para promover a melhor Experiência do Cliente no processo de Cobrança Recorrente:

1 – Mantenha uma comunicação constante 

A jornada do cliente não acaba no momento da venda! Tão importante quanto o pré-venda, o pós-venda é o momento para o qual você deve direcionar seus esforços máximos se quiser garantir uma boa experiência para o seu cliente.

Algumas empresas acreditam que por implementarem um sistema de cobrança recorrente com facilidades no pagamento já estão fazendo o suficiente pelos seus clientes. Como ressaltamos anteriormente, as facilidades consequentes do sistema de recorrência são ótimas para o consumidor, mas não são tudo. 

Principalmente em um mercado tão concorrido, sua empresa precisa saber como se destacar. E a maneira mais eficaz de garantir a satisfação é focando no relacionamento com esses clientes através de uma ótima comunicação. Assim, os feedbacks podem ser mais constantes, e a resolução de problemas e implementação de melhorias mais rápidas.

2 – Esteja sempre à vista

Ter uma comunicação constante requer estar presente. Seja nas redes sociais, em um espaço dedicado às dúvidas diretamente no seu site, em eventos ou em parcerias com outras empresas que possam impactar o seu público-alvo. Atualmente, o que não faltam são canais para estar sempre à vista do seu cliente! 

É difícil seu consumidor não estar online e de olho nas novidades, então nossa principal dica é ocupar o espaço virtual. A internet permite uma comunicação rápida, criativa e personalizada. Além disso, as redes sociais, mais especificamente, são canais para avançar com publicidade, de forma mais barata e acessível. 

Outras opções são também investir em notificações push, em aplicativos próprios, no e-mail marketing (que está mais vivo do que nunca!). Com a volta dos eventos presenciais, eles também são uma ótima alternativa. Resumindo: Comunique-se constantemente!  

3 – Seja transparente com o seu consumidor

Outra característica muito valorizada pelos consumidores é a transparência nos processos de venda, pagamento, consumo e cancelamento. Além de oferecer facilidades, de estar sempre presente e em constante comunicação, torne todo o processo o mais transparente possível. 

Forneça ao seu consumidor facilidade também na hora do cancelamento (pode ser uma ótima tática para manter ele perto, acredite!), no momento da reclamação, da dúvida e da dor. Termos escritos com letras pequenas no final da propaganda não estão mais na moda, viu?   

4 – Ofereça ainda mais com benefícios exclusivos

A melhor parte de oferecer um serviço de recorrência é a oportunidade de impactar ainda mais o seu público, portanto, não desperdice! 

Uma das grandes apostas do marketing de relacionamento tem sido os programas de incentivo, onde os clientes têm acesso a vantagens exclusivas e as empresas têm a oportunidade de atribuir mais valor aos seus produtos e serviços. Essa é uma excelente maneira de garantir que seu consumidor crie uma relação duradoura com a sua empresa.

Oferecer benefícios, como eventuais descontos, pode ser também o que você estava precisando para atrair novos clientes para o seu negócio, já que a boa experiência do seu usuário pode se tornar parte do seu discurso de vendas.

Além disso, incentivos relevantes possivelmente farão com que o seu cliente consiga perceber motivos para continuar consumindo com a sua empresa. Uma opção também podem ser os Clube de Vantagens com parcerias de grandes marcas do mercado e foco no relacionamento com o seu cliente. 

O Rede Parcerias pode te ajudar a melhorar ainda mais a experiência com seu cliente!

5 –  Invista em uma Plataforma E-commerce para Clubes de Assinatura

Contar com uma plataforma personalizada para a venda e gestão do seu negócio com modelo de recorrência é fundamental para uma boa experiência do cliente. Isso porque, na plataforma, tanto você quanto o seu cliente terão acesso descomplicado às informações mais fundamentais.

O e-commerce veio para ficar, então é mais um motivo para investir numa plataforma específica para a sua empresa. Além disso, essa é a melhor forma de reduzir seus custos operacionais e redistribuir melhor o tempo da sua equipe para melhorar a experiência do cliente em outras frentes.

Como a Robox pode te ajudar

A Robox é uma Plataforma de E-commerce para Clubes de Assinatura. Além de oferecer todas as vantagens descritas no item anterior, com a Robox você garante uma solução completa, com acesso à relatórios específicos, réguas de retentativas para recuperar o pagamento, monitoramento em tempo real e suporte especializado para o seu cliente 24 horas por dia. 

* Conteúdo produzido pela Rede Parcerias 

 

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