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Qual a diferença entre clube de assinatura e afiliados?

Robox 9 min de leitura 18 de fevereiro de 2021
Qual a diferença entre clube de assinatura e afiliados

O tempo vem passando, novas tecnologias aparecendo e, portanto, outras perspectivas de negócio também vêm surgindo. Hoje, existe uma grande quantidade de oportunidades vindas da internet e pessoas do mundo inteiro estão criando seus negócios 100% online.

Os clubes de assinatura e afiliados são exemplos práticos dessa nova tendência. De acordo com a ABCcom (Associação de Comércio Eletrônico), o mercado de clube de assinaturas tem movimentado 1 bilhão de reais por ano, em média, no país.

Além disso, de acordo com levantamentos feitos pelo portal E-commerce Brasil, mais de 3.600 clubes surgiram entre 2015 e a segunda metade de 2020, o que só confirma a relevância dessa nova tendência. Em 2021, o número de novos clubes tende a ser ainda maior!

Porém, são muitas opções de investimento e de negócios. Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens e diferenças entre os clubes de assinatura e afiliados, sistemas parecidos mas que podem te oferecer muito!

Quer conhecer mais desses modelos? Então acompanhe a leitura!

 

O que é um clube de assinatura?

 

Clube de assinatura é um modelo de negócio pensado principalmente na fidelização dos seus clientes, desenvolvendo uma experiência personalizada a partir da venda recorrente.

De forma prática, consiste em uma plataforma em que os clientes realizam uma assinatura a fim de conseguir um produto (ou uma caixa deles) com uma periodicidade fixa, sem ter que se preocupar com toda a burocracia da venda.

Esse modelo geralmente trabalha em um nicho mais específico em um mercado em potencial. O nicho fitness, por exemplo, é um ótimo exemplo disso. Porém, existe uma diversidade de mercados que podem ser desenvolvidos e trabalhados, um exemplo deles é o de leitura infantil.

Nesse mercado, existem ótimos clubes representantes, um deles é A Taba, um clube de assinaturas especializado em leituras infantis que realiza a gestão e venda pela Robox. Em 2020, eles dobraram o faturamento e tiveram picos de vendas 4 vezes maiores do que antes da pandemia.

O mercado de livros inclusive está em alta! Ainda de acordo com E-commerce Brasil, os nichos mais relevantes no país hoje são os de livros (27%), bebidas (18%), alimentos (17%), cuidados pessoais (12%) e pet (11%).

 

Vantagens do Clube de Assinatura para empreendedores e clientes

 

Conveniência, curadoria, senso de pertencimento e muito mais! As vantagens de se comercializar e de assinar um clube de assinatura são aplicadas tanto para quem vende quanto para quem consome. Vamos entender mais sobre algumas delas por aqui?

 

Segurança financeira

 

Em um clube de assinaturas, os clientes fazem a compra geralmente a partir do cartão de crédito. Isso garante uma maior segurança financeira para os gestores, afinal esse sistema garante que não aconteça cancelamos inesperados ou conte com a sorte dos clientes.

Por conta disso, é possível saber exatamente a quantidade de pessoas que assina o clube, o quanto de dinheiro vai entrar, bem como o que vai ser feito com esses dados. Dessa forma, os empresários conseguem inclusive ter uma maior previsibilidade de receita ao final do mês e planejar de forma mais assertiva as ações para ajudar no fluxo de vendas.

Essa informação garante mais segurança e um menor risco. Afinal, diferentemente das vendas esporádicas, a fidelização e por recorrência garante o pagamento sem muitos imprevistos. Qual comerciante não gosta disso?

 

Conveniência

 

Em 2020, vimos uma mudança no comportamento do consumidor. Principalmente por conta do isolamento social, as compras online ficaram cada vez maiores e mais recorrentes. Além disso, quem não gosta de receber presentinhos em casa?

De acordo com levantamento feito pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia enquanto 7% compraram online pela primeira vez.

Os clubes de assinaturas têm essa ótima vantagem, pois trabalham para entregar produtos diretamente nas casas dos clientes sem frete, trazendo comodidade e personalização.

Além disso, o clube de assinatura também permite que você assine o melhor plano de acordo com sua realidade e necessidade. Existem planos semanais, mensais, semestrais e anuais, com diferentes tamanhos e itens.

 

Curadoria

 

Quem nunca demorou muito tempo procurando algo que desejava numa fila do supermercado ou de alguma loja? O clube de assinaturas é ideal para aquelas pessoas que, às vezes, são mais tranquilas, gostam de tudo um pouco ou preferem surpresas.

Assim, o cliente se sente mais confortável e a marca consegue se relacionar melhor com eles através de itens selecionados exclusivamente para a melhor experiência deles.

 

Riqueza de opções

 

Como dito, os clubes de assinaturas funcionam muito com nichos mais específicos. Portanto, você pode comercializar de tudo! É uma oportunidade de finalmente poder trabalhar com o que gosta, realizando entregas para um público que você sempre quis fazer parte.

Hoje, existem clubes de diversos segmentos. Existem os de cerveja, como o Clube do Malte, Drinks, como o Drinks and Clubs, Maquiagem, como a Glambox e a The Beauty Box, entre outros.

Você só precisa alinhar uma oportunidade de negócio em um nicho em potencial com suas paixões e talentos internos. É um processo que pode parecer difícil, mas a jornada é leve e cheia de descobertas!

 

Redução de custos operacionais

 

Por conta do sistema de vendas recorrentes, fica muito mais fácil ter uma previsibilidade de receita e assim uma estabilidade. Isso vai garantir mais recursos e ações mais assertivas para mover o seu negócio adiante!

Além disso, por não existir uma sede física e o negócio acontecer predominantemente online, você não vai precisar se preocupar com as necessidades de um estabelecimento físico. Isso inclui, água, energia, entre tantas outras despesas de custo.

Ao invés disso, você terá recursos suficientes para investir em uma jornada de experiência do cliente cada vez melhor, podendo pensar no Core Business da empresa, realizar parcerias e dar foco ao marketing, por exemplo.

Clube de assinaturas de livros infantis dobra o número de assinantes em 2020

O que é um programa de afiliados?

 

Um programa de afiliados consiste em um sistema que tem como principal negócio a revenda dos serviços e produtos a partir de outras pessoas. Mas como isso funciona?

Os afiliados geralmente são pessoas que são boas na comunicação e que possuem facilidade em vendas. Eles vão atuar justamente comercializando os seus produtos, principalmente na internet, e ganhar uma comissão em cima de cada venda.

Isso parece familiar? Sim!

Aqui no Brasil, é muito comum ver pessoas que são representantes comerciais de marcas de beleza. Esses profissionais batiam de porta em porta e funcionavam muito bem. Porém, com os avanços tecnológicos e do marketing digital, esse processo se expandiu em grande escala.

 

Vantagens do programa de afiliados

 

Os afiliados podem vender através das redes sociais, de e-mail, Youtube, entre tantos outros meios! Dessa forma eles conseguem sucesso de um jeito mais prático e com uma maior garantia. Algumas vantagens do programa de afiliados são:

  1. Escalabilidade do negócio
  2. Garantia de pagamento
  3. Independência, tanto financeira quanto de trabalho
  4. Escolher a margem de lucro
  5. Possibilidade de crescimento rápido

 

Qual a diferença entre Clube de Assinatura e Afiliados?

 

É fato que os dois modelos de negócio vem da mesma origem: as novas formas de fazer negócio na era digital. Porém, tirando esse fato, como você pode ter notado, o “como” de cada uma possui muitas diferenciações.

Enquanto o clube atua através de vendas recorrentes em e-commerces online e a fidelização dos clientes a partir de uma experiência personalizada, os afiliados ganham com escalabilidade.

O programa de afiliação também funciona como uma espécie de “revenda”, onde parte dos lucros são divididos entre representantes da marca, que ganham uma certa porcentagem em cada venda feita.

Se você ainda está na dúvida sobre qual negócio investir, olhe para dentro! Defina seu objetivo final, entenda o porquê e viabilize metas palpáveis para atingir isso.

Caso opte pelo sistema de clubes de assinatura, a Robox é uma plataforma e-commerce para clubes de assinatura e venda de produtos por recorrência. Nela, você tem diversas vantagens e uma delas é não ter muita burocracia.

Entenda mais entrando em nosso site e nos siga nas nossas redes sociais!

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