Fale agora com um dos nossos especialistas

Assinaturas

4 benefícios do débito recorrente em clubes de assinaturas

Matheus Albino 4 min de leitura 2 de outubro de 2020

Os clubes de assinaturas trazem diversos benefícios a seus usuários, a facilidade no pagamento e na aquisição de produtos de qualidade  através do débito recorrente são só alguns dos pontos altos de ser um assinante.

Esse é um mercado que está se destacando no Brasil e no mundo. Uma prova disso é que segundo a Abcom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2018, existiam em torno de 800 empresas atuando no segmento e além do mercado registrar um faturamento de R$ 1 bilhão. 

Possuindo um notório crescimento constante, inclusive em meio a pandemia. As mudanças são cada vez mais presentes, elas focam na melhoria da qualidade, buscando cada vez mais fidelização e satisfação dos consumidores. 

Neste artigo iremos falar sobre o débito recorrente, que faz parte de um dos pontos cruciais para determinar a experiência do cliente, sendo a forma como ele pode efetuar o pagamento. 

Boa leitura!

 

O que é o débito recorrente

O débito recorrente é uma forma de pagamento comum, principalmente em clubes de assinatura. Basicamente, o cliente cadastra seu cartão de crédito ou débito e a cada mês em uma data estabelecida acontece a cobrança de forma automática.

Nesse sentido, podemos citar alguns exemplos de serviços que trabalham com o débito automático como Netflix, Spotify e Amazon Prime

É importante ressaltar que o débito recorrente não é um pagamento parcelado. Assim, o valor é debitado a cada mês não comprometendo o limite do cartão do cliente, por exemplo.  

Alem disso, esse é um formato que trás diversos benefícios, tanto para os assinantes quanto para os clubes de assinaturas. 

 

Benefícios do débito recorrente

As vantagens do débito recorrente para o usuário permeiam a praticidade e a facilidade na aquisição de produtos. Para as empresas essa forma de pagamento tem outros benefícios. Confira!

Diminuição da inadimplência

A inadimplência é um dos pontos com grande frequência, devido a diversos fatores. 

Dessa forma, o débito recorrente pode ser uma saída pois evita o esquecimento do pagamento, além de garantir que o pagamento seja feito de forma automática com conforto, comodidade e segurança.

Churn baixo 

O cenário ideal é aquele em que o número de clientes se mantém em crescimento. Então, o débito recorrente  pode ser uma das formas de manter o número da perda de receita e da perda de clientes, o churn, sempre baixo. 

Maior controle e automatização

O débito recorrente permite uma maior previsibilidade do que será recebido e o quanto mudará seu orçamento. 

Nesse sentido, também é possível acompanhar facilmente o número de assinantes ativos, os que cancelaram, as datas de pagamentos dos assinantes e o status de pagamento dessas assinaturas. 

Aumento no número de assinaturas

Dentro das diversas possibilidades e vantagens que o modelo oferece e levando em consideração que a busca por praticidade está sendo cada vez maior, esse é um formato muito atrativo para os clientes.

Esse é um modelo de pagamento comum no mercado, muitas empresas já trabalham com ele, um fator que contribui para a fácil familiaridade aos clientes. 

Como aplicar o débito recorrente?

Para que a cobrança por débito recorrente ocorra é necessário usar um software integrado ao clube de assinaturas com um sistema de pagamento recorrente.

São necessários um sistema de gestão que tenha com integração direta com um adquirente, bem como é preciso usar gateway e um ou mais adquirentes ou um facilitador de pagamentos. 

***

Com essas informações você pode tirar suas dúvidas e entender a diferença que faz o uso do débito recorrente em seu clube de assinaturas. Para continuar se informando com conteúdos inéditos não deixe de acompanhar nosso blog, semanalmente lançamos conteúdos inéditos. 

Até o próximo artigo!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer saber das últimas novidades do cenário digital?