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Como otimizar o seu clube de assinatura?

Matheus Albino 6 min de leitura 2 de outubro de 2020

O clube de assinatura consiste em um modelo de negócio em que o cliente contrata um dos planos disponíveis e, de forma prática e confortável, recebe os produtos em casa. 

Nesse sentido, ganhando destaque e em constante crescimento, até mesmo empresas que possuem e-commerce estão se adaptando a esse modelo de negócio. Mas, para ganhar popularidade nesse meio, é necessário oferecer ao cliente uma boa experiência.

Assim, diversas são as possibilidades de otimização que podem contribuir para o sucesso de seu clube e, neste artigo, iremos destacar algumas delas.

Boa leitura!

 

Conheça o perfil dos seus clientes

Para conquistar o público não basta apenas colocar o seu clube no ar, existem algumas formas de deixar a gestão e o funcionamento de sua plataforma mais otimizados e proporcionando a melhor experiência para seus clientes. 

Mas, o primeiro passo para que suas ações sejam efetivas é identificar o perfil e o comportamento do público que consome o seu clube de assinaturas. Portanto, colete as características importantes da sua persona e defina as ações adequadas para conquistá-la.

 

O que otimizar no clube de assinatura?

Para que seu negócio se destaque em meio a tantos clubes de assinaturas é necessário que sejam tomadas algumas medidas. Confira cada uma delas a seguir.

Defina regras do seu clube de assinatura

Primeiro, para que não existam problemas ou formas constrangedoras de cobrança, defina cláusulas de pagamento e cobrança de forma estruturada, que permita controle diante de situações de inadimplência. 

A seguir, crie condições para diversas situações, como benefícios, quebras de contrato, multas e valores que venham a ser cobrados futuramente por qualquer motivo que seja.

 

O modelo de cobrança do clube de assinatura

A priori, defina um modelo de cobrança do plano – se será por semana em que houver consumo, mensalmente ou no formato que melhor se encaixe com o perfil do clube. Existem dois cenários para a definição.

  • Negócios que possuem um valor elevado – nesse caso pode levar um tempo para trazer resultados efetivos, então uma forma de não ser prejudicado nesse cenário é oferecer fidelidade de permanência para evitar a desistência do assinante antes de um período de tempo.
  • Negócios que tenham ênfase em fazer uma retenção em longo prazo – esses podem utilizar de modelos de cobrança como os pacotes promocionais. Neles podem ser oferecidos planos que tenham valores diferentes por duração. Por exemplo: uma assinatura mensal em que o assinante paga um valor, mas em um plano de 12 meses o valor da mensalidade é menor.

 

Método de pagamento do clube de assinatura

Uma forma de deixar mais prático o pagamento é através do débito recorrente, que realiza o pagamento automaticamente.

Dessa forma, isso possibilita ao cliente praticidade e comodidade, pois ele não vai se preocupar em lembrar da data nem precisará se locomover para fazer o pagamento.

 

Reconheça os bons pagadores 

Manter um bom relacionamento com os assinantes é um excelente diferencial. Além do mais, uma das formas de colocar isso em prática é recompensando os que estejam com pagamento em dia.

Portanto, ofereça descontos, brindes, presentes personalizados, faça com que seu cliente se sinta único, reconhecido e valorizado. 

Além de chamar a atenção mostrando cuidado e preocupação com seu cliente, isso serve como incentivo aos inadimplentes ou antigos assinantes que cancelaram seus planos. E lembre-se: nunca exponha ou intimide clientes devedores. 

Renegocie as dívidas 

Diversas circunstâncias podem acontecer fazendo com que seu cliente não consiga efetuar o pagamento, para isso é importante ser acessível para negociações. 

Então, ofereça a seus clientes a oportunidade de regularizar a situação e entenda que, quanto mais acessível for a oportunidade de regularização, ambas as partes ganham com o acordo. 

 

Possibilite o autoatendimento

Praticidade define bem o que o cliente busca ao assinar o seu clube. Sendo assim, crie um portal de fácil compreensão e com informações que sejam pertinentes para um autoatendimento.

A intenção é que o autoatendimento facilite ao máximo a assinatura de quem tiver interesse, para que o usuário já possa usufruir de seus serviços naquele momento. Isso vai ajudar também em casos de cancelamentos e suspensão de assinaturas. 

 

Trabalhe com as ferramentas corretas

É muito importante ter uma ferramenta que seja eficiente para a gestão e existem plataformas que ajudam oferecendo essas soluções tecnológicas. 

Nesse sentido, os softwares especializados no modelo de gestão de clubes de assinatura cuidam do controle, da gestão e até mesmo de cobranças e renovações automáticas das assinaturas. 

 

As métricas para controle do clube de assinatura

Para ajudar no acompanhamento de seu clube e ver os resultados das otimizações é interessante acompanhar algumas métricas. 

 

Receita Mensal Recorrente (MRR)

É a receita que é possível de ser obtida por meio da soma dos valores pagos por seus clientes que possuem assinatura do seu serviço. 

 

Taxa do Crescimento do Negócio (Growth Rate)

Essa taxa indica quanto o seu clube de assinaturas cresceu. O número é baseado no aumento da MRR. 

 

Churn rate

Essa taxa indica o número de cancelamentos e clientes perdidos em determinado período de tempo. 

 

Lifetime value

É a taxa que mostra qual é a média de receita que um cliente gasta na sua empresa. 

 

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

São os números que indicam quanto está sendo investido para conquistar um cliente. 

 

Payback

Essa é uma taxa que indica quando surge o lucro para a empresa através de um cliente após certo tempo pagando por seu serviço.

***

Com essas informações você pode entender a diferença que faz a otimização do seu clube de assinaturas.

Para continuar se informando com conteúdos inéditos, não deixe de acompanhar nosso blog. Semanalmente lançamos conteúdos inéditos por aqui!

Até o próximo artigo!

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