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Clube de assinatura em e-commerces: veja como funciona

Robox 7 min de leitura 20 de outubro de 2020

O clube de assinatura é um modelo de negócio que vem ganhando espaço no mercado brasileiro e tem vantagens como a fidelização do consumidor. Para quem já possui um e-commerce, essa também pode ser uma possibilidade de expandir o leque de clientes.

 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, são centenas de empresas nesse mercado que movimenta mais 1 bilhão de reais por ano no Brasil, com um crescimento de 167% nos últimos quatro anos. Mas o que torna esse modelo mais atrativo hoje é a junção de comodidade e preço para o usuário.

 

Todavia, se você já possui uma loja online, preparamos este artigo para explicar como funciona um clube de assinatura em e-commerce e te ajudar a ampliar as possibilidades de renda em seu negócio.

Como funciona um clube de assinatura?

O clube de assinatura consiste no comércio de produtos e serviços de forma recorrente e com uma curadoria sobre o que é enviado aos assinantes.

A definição dos planos e sua frequência está associada aos objetivos da empresa e sua capacidade de entregas. Assim, os planos podem ser semanais, mensais, semestrais ou como funcionar para o negócio.

Nesse sentido, é importante destacar que esse modelo pode ser bastante vantajoso para as empresas que já possuem e-commerce. Veja alguns desses benefícios a seguir.

Quais as vantagens do clube de assinatura para e-commerce?

 

Sabendo do crescimento exponencial do clube de assinatura nos últimos anos, destacamos algumas vantagens importantes para quem deseja apostar no modelo de pagamento recorrente.

Fidelização do cliente

O clube de assinaturas tem foco principalmente na experiência do cliente, ao contrário do e-commerce que prioriza no produto. Nesse sentido, o clube de assinatura também é uma forma de angariar fãs para seu negócio.

Isso porque o modelo de pagamento de recorrência também permite que seja construído um relacionamento mais sólido e duradouro com o consumidor. Com isso, é possível alcançar a fidelização do usuário e ampliar as possibilidades de vendas.

Redução da inadimplência

Para que a assinatura de um clube ocorra, o cliente informa os dados do seu cartão de crédito e o valor passa a ser debitado de forma automática. Dessa forma, diminuem as chances de haver esquecimento de pagamento e é reduzida a inadimplência.

Além do mais, existem ferramentas dentro da plataforma de pagamentos online que possibilitam um controle sobre as cobranças. Portanto, para o empreendedor, isso significa mais facilidade no gerenciamento das finanças.

Controle de estoque

A partir da estruturação do clube de assinatura dentro do e-commerce, é possível ter uma previsão da quantidade de produtos ou serviços necessária para atender a demanda do período.

Consequentemente, o controle sobre reposições e contatos com fornecedores tem maior previsibilidade.

Previsão de faturamento

O modelo de pagamento recorrente possibilita ao negócio uma previsão de receita para os meses seguintes. Isso favorece o cálculo sobre gastos e lucros, bem como auxilia no controle de estoque.

Inclusive, esse relacionamento mais próximo com o cliente a partir da fidelização com o pagamento recorrente também permite que sua marca conheça melhor os desejos do consumidor e desenhe uma estratégia eficiente para vender mais.

Qual o passo a passo para montar o clube de assinatura no e-commerce?

 

Se você deseja aproveitar esses benefícios apresentados, veja esse passo a passo de como criar o seu clube de assinatura a partir da sua loja online.

Defina o produto que será oferecido no clube de assinatura

O primeiro passo é analisar dentre os produtos que já são ofertados em seu e-commerce qual ou quais serão ideais para o modelo de pagamento recorrente. Esse produto deve ser algo que seu cliente deseja consumir com frequência diária, semanal ou mensal. Ou ainda, você pode criar esse desejo de consumo.

Portanto, faça um mapeamento dos produtos que são mais vendidos em sua loja online e analise os dados disponíveis acerca do consumo e comportamento do público. Assim terá mais assertividade na definição do produto que será disponibilizado no seu clube de assinatura.

Estabeleça uma proposta de valor para o cliente

Mais do que ter bons produtos para ofertar ao cliente, é essencial entregar uma experiência com seu clube de assinatura. Por isso, invista em entender o que é mais valioso para o usuário, desde a curadoria de produtos, até mesmo o preço ou a logística.

Nesse sentido, se pensar em um clube de vinhos, o consumidor não receberá apenas os rótulos, ele estará pagando por um estilo de vida, por exclusividade ou mesmo pela praticidade de receber em primeira mão um produto no conforto de sua casa.

Enfim, perceba o que é mais importante para seu público e defina a proposta de valor do seu clube de assinaturas a partir disso.

Oferte mais de uma opção de plano 

Ao escolher os produtos do seu e-commerce que farão parte do seu clube de assinatura, estabeleça quais serão os planos ofertados aos clientes dentro do que faz sentido para o negócio.

Nessa perspectiva, busque inovar nos preços, entregas e brindes, sempre pensando no que o público considera de maior valor.

Escolha a plataforma para seu clube de assinatura

Definidos os produtos, a proposta de valor e as opções de planos, você precisa escolher a plataforma que vai atender as necessidades de gestão do seu clube de assinatura. 

Dessa maneira, considere a capacidade do software de apresentar dados de cobrança periódica, gestão de inadimplência e compras online.

Além disso, é válido destacar que, para que você se dedique ao crescimento da sua marca, a plataforma de gestão do clube de assinatura será como um parceiro de negócio. Por isso, busque aquela que irá possibilitar a automatização do seu processo de pagamentos e cobrança.

***

 

Neste artigo você viu quais são as vantagens de um clube de assinatura e um direcionamento de como começar o seu dentro do e-commerce. Por fim, entendeu que a plataforma de gerenciamento do clube funciona como um parceiro que vai possibilitar o crescimento do seu negócio.

 

A Robox pode te auxiliar nesse processo de implementação do seu clube e tem um plataforma completa para atender as necessidades do seu negócio de recorrência. Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções.

 

E, se deseja saber mais sobre esse assunto, continua com a gente nas nossas redes. Até o próximo artigo!

 

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