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Assinaturas

3 categorias do modelo de assinaturas e suas vantagens

Maria Julia Araújo 7 min de leitura 20 de abril de 2021
3 categorias do modelo de assinaturas e suas vantagens

Conquistando cada vez mais clientes que buscam praticidade, comodidade e gostam de ser surpreendidos com novidades, o modelo de assinaturas vem se destacando e crescendo rapidamente. Segundo o relatório  The Subscription Economy, 2021, publicado pela Zuora, as empresas de assinatura cresceram mais de 435% nos últimos 9 anos e em 2020, tiveram uma taxa de 11,6% de crescimento na receita. 

No Brasil, esse mercado movimentou em 2019 cerca de R$ 1 bilhão e em 2020 obteve crescimento em torno de 12% no faturamento, comparado com o ano anterior.

Para os consumidores, esse modelo de venda recorrente oferece uma maneira conveniente. Além de personalizada e, muitas vezes, de baixo custo para comprar o que desejam e precisam. As compras rotineiras são substituídas por assinaturas, onde periodicamente, o consumidor recebe produtos no conforto da sua casa ou obtém acesso a um determinado produto ou serviço.

Dentre os fatores que impulsionam o sucesso desse modelo de vendas, estão as vantagens que oferecem aos seus assinantes:

  • Conveniência;
  • Curadoria;
  • Economia;
  • Pertencimento;
  • Valor agregado.

Atualmente há uma enorme diversidade de produtos e serviços que são ofertados no modelo de assinaturas.  A McKinsey  enquadra os modelos de assinatura em três categorias: curadoria, reposição e acesso. E de acordo com essa mesma pesquisa da McKinsey, os serviços de curadoria são os mais populares e compreendem 55% do total de assinaturas, sugerindo um forte desejo por serviços personalizados. O modelo de assinatura de reposição responde por 32% das assinaturas e as assinaturas de acesso por 13%. 

 

mercado de assinaturas

 

Curadoria: personalização e ótima experiência 

 

Quem não gosta de experimentar aquela sensação de que algo foi criado exclusivamente para você?  Receber produtos selecionados de acordo com o perfil do cliente é o objetivo principal desse modelo de clube de assinaturas. 

As assinaturas de curadoria fornecem produtos e experiências personalizadas, com o intuito de surpreender e encantar seus assinantes. Por esse motivo, entender o cliente, suas dores e motivações são essenciais para fazer essa personalização e proporcioná-los uma experiência prazerosa e única de consumo.

Esses negócios oferecem uma rotina automatizada onde os assinantes escolhem o plano, assinam, preenchem um formulário de acordo com o seu perfil e recebem caixas personalizadas periodicamente. 

Muitas marcas estão oferecendo caixas com curadoria, o que significa que se destacar na multidão é fundamental. Um aspecto importante que torna a experiência ainda mais atraente é o elemento surpresa, muitos clubes incluem esse elemento em seus planos, despertando curiosidade e expectativa em seus assinantes. 

A BirchBox e a RockBox são clubes de assinaturas de produtos de beleza e jóias, respectivamente, onde o cliente ao escolher e assinar seu plano, define suas preferências pessoais e recebe mensalmente uma caixa personalizada. 

 

Reposição: comodidade e praticidade

 

Sabe aquele produto que você consome com frequência e toda vez tem que fazer novamente o processo de compra e pagamento?  Na assinatura de reposição o objetivo é repor esses produtos de forma prática. Permitindo assim que os consumidores automatizem a compra de itens que costumam comprar com frequência, como por exemplo lâminas de barbear, absorventes e suplementos.

Essas assinaturas costumam manter os consumidores abastecidos com itens de uso diário, garantindo a disponibilidade dos produtos necessários para atender às necessidades regulares.

O clube Home Shave,  por exemplo, permite que os assinantes escolham suas lâminas e selecionem a periodicidade que desejam receber. 

Já a Lola é um clube de assinatura para mulheres e fundado por mulheres. Que oferece diversas opções de produtos para o período menstrual e bem-estar sexual. Lá você pode escolher se quer comprar o produto apenas uma vez ou se quer recebê-lo de forma recorrente. Além de selecionar a periodicidade que deseja e obtendo descontos sobre o produto. 

Seguindo a mesma pegada de reposição, a Ritual oferece cápsulas de multivitamínicos com nutrientes essenciais para cada fase da vida.  Os assinantes podem escolher o produto de acordo com sua necessidade e receber mensalmente suas cápsulas sem ter que fazer nenhum esforço para comprá-las novamente. 

 

Acesso: entretenimento e serviços 

 

Esse tipo de assinatura é baseada no acesso a um determinado serviço que o usuário necessita utilizar com frequência. O famigerado SaaS! Esse modelo de negócio é utilizado ​​por grandes empresas como o Mailchimp, WordPress, Avada.io e Statista. 

 

diferença entre SaaS, PaaS e IaaS

 

Outro exemplo clássico são as empresas de streaming amplamente conhecidas como a Netflix e Prime Vídeo. Ambos cobram uma assinatura para os usuários terem acesso a um amplo catálogo de filmes e séries que agradam a todos os gostos.

No entanto, o mercado oferece diversas outras plataformas com o conteúdo mais nichado, como a Mubi, que oferece uma curadoria minuciosa que de filmes que vão dos clássicos cult à obras-primas do cinema contemporâneo e a Darkflix , que oferece diversos clássicos do terror, fantasia e ficção científica. 

Nesse modelo também estão os streamings de música, como Spotify e Deezer que, através de uma assinatura, permitem aos seus usuários o acesso a um vasto  acervo de músicas e podcasts. 

Essas empresas monetizam o conteúdo e mostram seu valor através da experiência de entretenimento que oferecem aos seus assinantes. 

 

Uma boa experiência ninguém esquece

 

Essas três categorias do modelo de assinaturas atraem diferentes tipos de clientes e atendem a diversas necessidades. Porém todos eles se baseiam em fornecer uma experiência excelente e sem atrito para os seus assinantes. 

Por outro lado, a falha em fornecer uma boa experiência, é um dos motivos mais comuns pelos quais os clientes cancelam suas assinaturas. 

Então, oferecer uma boa experiência ao usuário é especialmente importante porque os serviços de assinatura são baseados em receitas estáveis ​​e previsíveis e precisam reduzir o churn para serem lucrativos.

O que podemos concluir disso é que as pessoas estão dispostas a continuar usando os serviços de assinatura, desde que a experiência seja satisfatória. 

É importante ressaltar que alguns pontos contribuem bastante para proporcionar essa experiência satisfatória para os assinantes, um deles é a escolha da plataforma para as assinaturas. 

É preciso escolher uma solução completa e que atenda a todas as necessidades específicas do seu modelo de negócio. Também é importante considerar, por exemplo, o pagamento recorrente, a facilidade de criar,  alterar e cancelar planos.

Então, se você está buscando uma plataforma completa para implementar seu clube de assinaturas, aqui vai uma dica: conheça a Robox  e siga-nos no  Linkedin  para ficar por dentro de conteúdos sobre o universo dos clubes de assinaturas e da recorrência.

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