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Por que clubes de assinaturas podem aumentar o faturamento de um e-commerce

Aldo César 9 min de leitura 12 de novembro de 2020
Por que um clube de assinaturas pode aumentar o faturamento do seu e-commerce

Clubes de assinatura e e-commerces, são duas modalidades que estão em plena expansão e podemos provar! Inclusive os clubes de assinatura podem aumentar o faturamento de um e-commerce e também vamos falar sobre isso.  

Durante o Grocery&Drinks 2020, foram apresentados números relacionados aos Clubes de Assinatura, que confirmaram esse crescimento. Atualmente, em todo o mundo, o mercado de assinaturas corresponde a 18% do total do valor por cartão de crédito da população. Diante desse cenário, a expectativa é de que, em 2023, 75% das empresas ofereçam algum tipo de assinatura. 

Quando fazemos um recorte apenas dos clubes de assinatura no Brasil, vemos que o mercado teve um crescimento de 10% neste ano, até setembro, em relação ao ano passado e deve fechar 2020 com alta de 12%.

 

Relatório Setores do e-commerce no Brasil

 

Ao observarmos exclusivamente os e-commerces, o crescimento se confirma! Em outubro deste ano, a Conversion divulgou a edição de outubro do Relatório Setores do E-commerce no Brasil.

Esse report, apresentou os dados de setembro de 2020, período em que as maiores lojas online do Brasil registraram a marca de 1,21 bilhão de acessos. Foi um período de queda em relação a agosto, porém de aumento em relação ao ano anterior, com crescimento de 4,3%.

Outro bom exemplo desse crescimento do comércio eletrônico é o grupo GPA, que em 2020, registrou um crescimento de 240%. As vendas no e-commerce de alimentos representaram 6% do total de multivarejo do GPA e 12,4% das vendas da bandeira do Pão de Açúcar no terceiro trimestre de 2020. 

Viu? Realmente podíamos provar o sucesso dessas duas modalidades de negócio! Já que ambas estão em exponencial crescimento, porque não unir as duas? Porque não unir os e-commerces aos clubes de assinatura? 

Então, continue lendo este artigo e veja como é possível aumentar o faturamento de um e-commerce utilizando a estratégia dos clubes de assinatura

 

Precisamos falar mais sobre o cenário atual do
e-commerce no Brasil

 

Introduzimos este texto falando um pouco sobre os números positivos que estão relacionados ao mercado de clubes de assinatura e as vendas por e-commerce. Mas antes de investir em uma estratégia que relacione esses dois pontos, é importante analisar um pouco mais o cenário do comércio eletrônico atual. 

Ainda de acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, desde o início da pandemia os números vem superando as expectativas para 2020. Entre os segmentos que mais cresceram os cinco melhores são: Pets, Comidas & Bebidas, Casa & Móveis, Moda & Acessórios, e Farmácia & Saúde. 

 


Até setembro de 2020, 13 entre 15 setores analisados, tiveram crescimento em comparação ao mesmo período de 2019. Os setores que crescem taxas acima de 30% do ano passado pra cá, foram: Comidas & Bebidas 67%, Pets 48% e Casa & Móveis 42%.

Quando nos debruçamos na pesquisa sobre e-commerce no Brasil, realizada pela Ebit/Nielsen, mais uma vez, os resultados são favoráveis. Em 2020, o setor cresceu mais que em 20 anos! O faturamento de lojas online cresceu 47% apenas durante 1º semestre de 2020. 

Entre janeiro e junho de 2020, as vendas chegaram a R$ 38,8 bilhões contra R$ 26,4 bilhões do mesmo período no ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo aumento dos pedidos, que cresceu 39%. 

Obviamente, essa alta refletiu a busca dos consumidores por compras na internet durante o primeiro semestre da pandemia: 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez no e-commerce. A pesquisa da Ebit/Nielsen mostra que 41 milhões de pessoas são consumidoras ativas do comércio eletrônico no país.

 

Mas vale a pena mexer em time que está ganhando?

 

Então, já falamos bastante sobre os bons resultados do e-commerce até então e as expectativas positivas para os próximos anos. Mas se os resultados estão satisfatórios, porque utilizar um modelo de clubes de assinaturas no seu e-commerce? 

Além de associar dois modelos que estão funcionando bem: os clubes de assinaturas aos e-commerces, ao aplicar essa estratégia será possível trazer ainda mais vantagens para o seu negócio eletrônico. 

A Vindi, maior plataforma de pagamento online e cobrança recorrente do Brasil, destacou quatro vantagens. Confira algumas delas! 

 

Pagamento recorrente

 

A recorrência é um dos modelos de pagamento que mais cresce no Brasil, e ela é a base de pagamentos dos clubes de assinatura.

Se a sua empresa recebe um valor mensal dos seus clientes para entregar produtos e serviços que eles já compram com frequência, é possível garantir mais previsibilidade de receita para o negócio.

 

Redução de inadimplência

 

Com uma assinatura recorrente, o cliente é cobrado automaticamente no cartão de crédito e, isso diminui muito a chance de não pagamento da fatura.

Além disso, ao utilizar uma plataforma de pagamentos online para administrar as cobranças, é possível ter acesso a diversas ferramentas que também ajudam nessa recuperação, como a régua de cobrança, por exemplo.

 

Fidelização de clientes

 

Todo empresário sonha conquistar clientes e transformá-los em verdadeiros embaixadores da marca. Com os clubes de assinatura isso é mais do que um sonho, é uma realidade!

Uma das maiores diferenças entre um e-commerce “normal” e um clube de assinaturas é que o primeiro vende produtos. Já o segundo, é focado em experiências. Por isso, é tão interessante associar um clube de assinaturas ao seu e-commerce. 

Por exemplo, se você quer aumentar seu Life Time Value (LTV), pensar em oferecer produtos de forma recorrente através de um clube de assinatura aumenta suas chances de ter um relacionamento mais duradouro com seus clientes.

 

Controle de estoque

 

A medida em que um e-commerce estrutura os planos e começar a conquistar seus primeiros assinantes, é possível saber a quantidade dos produtos que deverá ser entregue em determinado período.

Sendo assim, os clubes de assinatura têm a grande vantagem de oferecer mais controle e visibilidade de quando precisará programar reposições e acionar seus fornecedores.

 

melhor plataforma de e-commerce para Clubes de Assinatura

 

Clubes de assinatura no e-commerce de sucesso 

 

Já estamos quase chegando ao fim deste artigo e temos a certeza que já ficou comprovado como um clube de assinaturas pode aumentar o faturamento do um e-commerce. Porém, para fecharmos com chave de ouro, vamos listar algumas empresas que já tem se destacado com clubes de assinaturas dentro de seus e-commerces.

 

GLAMSHOP 

 

Os clubes de assinaturas do segmento de beleza, foram um dos primeiros a se destacarem nesse modelo e continuam em crescimento. Um deles, que é o GlamBox, que posteriormente ampliou seu alcance e hoje em dia trabalha com os dois modelos: e-commerce e clube de assinaturas. 

 

Clube do Malte

 

No segmento de bebidas, a Clube do Malte, é uma marca especializada no comércio de cervejas especiais. Eles oferecem um portfólio com mais de 1000 opções de rótulos das melhores cervejas artesanais, kits promocionais, cervejas importadas e souvenirs exclusivos.

Atualmente, além do e-commerce eles também possuem o Beer Pack, um Clube de Assinaturas voltado para quem é fã de cerveja especial. 

 

Men’s Market

 

A Men’s Market, além de e-commerce também possui um dos mais importantes Clubes de Assinatura de produtos masculino do Brasil. No site há seções de cabelo, barba, rosto, perfumaria, moda e acessórios, marcas renomadas, e para os que se interessam por tudo isso é que tiveram a ideia do clube.

O Men’s Market te envia todo mês uma box surpresa com produtos de marca, além de 40% de desconto nos produtos da loja e frete grátis para todo o país. Os assinantes também têm promoções únicas e acesso antecipado. 

 

PetLove

 

Como vimos anteriormente, entre os segmentos que se destacam no comércio online, estão os produtos para Pet. Uma das empresas que tem se destacado nesse movimento é a PetLove, que possui um e-commerce muito forte e um Clube de Assinaturas para compras programadas.

O serviço automatiza a compra de produtos que o Pet sempre precisa, como ração, areia, vermicidas e outros. O cliente escolhe quais produtos quer assinar e a frequência de entrega na sua casa. 

 

***

Então, neste artigo destacamos vários números e expectativas relacionados aos clubes de assinatura e aos e-commerces. Os dois modelos funcionam muito bem juntos! 

Por isso, se você quiser saber mais sobre como os clubes de assinatura podem aumentar o faturamento de um e-commerce, entre em contato conosco

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