Fale agora com um dos nossos especialistas

Assinaturas E-commerce Recorrência

A importância da curadoria para negócios de assinatura

Diego Oliveira 4 min de leitura 30 de setembro de 2021
A importância da curadoria para negócios de assinatura

Primeiramente, você sabe o que é um negócio de assinatura?

Um negócio de assinatura tem foco na comodidade do assinante, onde é possível assinar um plano para receber produtos físicos ou digitais como vinhos e e-books, por exemplo. O assinante recebe ou faz download de tais produtos no conforto da sua casa.

Além de produtos, serviços podem ser contratados, como uma assinatura para ter acesso à videoaulas de um determinado curso online, por exemplo. Os planos podem ter o período de entregas ou acessos periódicos, que podem ser semanais, quinzenais, mensais ou até mesmo trimestrais, semestrais e anuais a depender do produto. O pagamento é realizado de forma recorrente, podendo seguir a mesma lógica das entregas, mas normalmente segue um padrão menos variado.

E o que é curadoria nesse modelo de negócios?

A curadoria para clubes de assinatura está relacionada ao processo de escolha dos produtos ou serviços que serão entregues ao cliente, considerando suas preferências e hábitos, não somente visualizando os que serão entregues naquele mês ou semana, mas tendo um olhar nos entregáveis futuros, visando  a fidelização do assinante e a entrega de valor.

Para isso, a curadoria tem um papel fundamental, para fazer com que o consumível entregue traga satisfação e o mantenha com uma boa expectativa em relação a seus futuros recebidos. A experiência do cliente precisa ser o foco do processo de curadoria, até porque é sempre bom ter alguém que se importe com o que gostamos, principalmente quando é algo que pagamos para obter.

Como desenvolver a curadoria de sua empresa

Um dos pontos a serem considerados para uma boa curadoria é a capacitação dos colaboradores responsáveis pelo processo. Por exemplo, uma equipe pedagógica que faz a seleção dos livros que serão enviados para os assinantes.

A Taba Livros, cliente Robox, possui uma curadoria especial, formada por especialistas em educação infantil 

Uma equipe especializada no tipo de produto ou serviço ofertado pela empresa, visando proporcionar uma boa e marcante experiência para o consumidor, fará diferença no impacto causado no cliente.

A qualidade dos entregáveis deve ser conferida e atestada pela equipe da curadoria, pois esse é um fator determinante da permanência de um cliente com sua assinatura ativa ou não. Isso também pode influenciar no tipo de marketing orgânico que ele irá passar para possíveis clientes que estão à sua volta: se a experiência for positiva, é provável que o atual cliente de uma empresa possa indicá-la para outras pessoas, sendo um instrumento de marketing orgânico.

Empresas são conhecidas pela qualidade de seus produtos ou serviços. Outro coeficiente que a qualidade de um produto tem relação é o seu custo-benefício, que pode determinar se um indivíduo irá assinar ou não um determinado plano e se irá permanecer com a assinatura ativa ou não. Os aspectos citados anteriormente devem ser observados e analisados pela curadoria do negócio em relação à qualidade de seus produtos e serviços.

Deve ser levado em conta pelo setor de curadoria a exclusividade nos consumíveis oferecidos, pois isso influenciará fortemente no posicionamento da empresa no mercado, na diferenciação em relação aos concorrentes e no reconhecimento de marca, que pode servir como um instrumento de marketing para o negócio. Já para o cliente, a exclusividade aumentará a sua estima em relação a um produto ou serviço obtido.

Conclusão

Para negócios recorrentes, o investimento no setor de curadoria trará resultados positivos tanto na retenção como na fidelização de público, causadas pela boa experiência do cliente, consequentemente influenciando no retorno financeiro para a empresa, assim como em sua estabilidade e posicionamento no mercado.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer saber das últimas novidades do cenário digital?